Informações rodapé pagina SJTOInformações rodapé pagina SJTO

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Subseção Judiciária de Gurupi completa 1...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Notícias

Subseção Judiciária de Gurupi completa 10 anos com mais de 38 mil processos julgados

Nesta terça-feira (22), a Subseção Judiciária completa 10 anos de funcionamento, atendendo a população de Gurupi, localizado a 224km de da capital Palmas, e outros 34 municípios que compõem sua jurisdição.

22/06/21 10:10

Desde a época de sua instalação, em 22 de junho de 2011, já foram julgados 38.277 processos pela Vara Única da Justiça Federal em Gurupi (TO), com competência geral, e pelo o Juizado Especial Federal Adjunto. Nesta terça-feira (22), a Subseção Judiciária completa 10 anos de funcionamento, atendendo a população de Gurupi, localizado a 224km de da capital Palmas, e outros 34 municípios que compõem sua jurisdição.

Na última década, o trabalho da equipe apresentou bons números que refletem em melhores condições de vida para a população do Tocantins. Além dos mais de 38 mil processos julgados, foram 52,8 mil processos distribuídos, 65,9 mil decisões proferidas e 16 mil audiências realizadas. A Subseção Judiciária de Gurupi foi criada pela Lei 12.011, de 4 de agosto de 2009.

Para o juiz federal Eduardo Ribeiro, diretor da Subseção desde 2014, a qualidade e dedicação da equipe sempre foi nítida, desde o início, mesmo com todas as adversidades. “Tínhamos até então 6.482 processos em tramite, sendo 3.009 na Vara e 3.473 no JEF, todos os processos eram físicos, até as assinaturas, e nossa equipe sempre tinha algum cargo vago. Hoje, finalizada a inspeção de junho de 2021, temos um acervo total ajustado de 2.921 processos, sendo 1.175 da Vara e 1.746 no JEF, uma redução global de aproximadamente 55% do acervo em relação a janeiro de 2015”, destacou.

O magistrado também ressaltou as conquistas dos últimos 10 anos. “Somos ainda uma das poucas Vara únicas de Subseção no âmbito do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) a ter não apenas 1, mas 3 selos Diamantes consecutivos, o que apenas escancara a seriedade do trabalho desenvolvido por toda a equipe”. A Vara Única da Subseção Judiciária de Gurupi recebeu o Selo Diamante, premiação máxima do Programa Estratégia em Ação, pela qualidade dos trabalhos e produtividade demonstrados ao longo dos anos de 2019, 2018, 2017.

O diretor da Secretaria da Vara Única, Fabyo di Abraao Teixeira Noleto, diz ser grato pela oportunidade que recebeu. “A criação na Vara Federal de Gurupi foi um presente de Deus, oportunizando meu retorno à capital da amizade. Tão agraciado quanto trabalhar na 2ªVara da SJTO onde iniciei. Sou felizardo por integrar a equipe de Gurupi, liderada pelo Dr. Eduardo, que mantém excelência e agilidade na entrega da prestação jurisdicional às 35 cidades do sul do Tocantins”.

Segundo o servidor Wallace Neves de Miranda, presente na Subseção desde a sua instalação em 2011, a união da equipe sempre fez a diferença. “Se por um lado a estrutura, os sistemas e procedimentos eram desconhecidos para a maioria de nós, o que causava uma certa ansiedade, por outro lado já se via o comprometimento da equipe e o desejo de ajudar uns aos outros, o que ajudou bastante. Além disso, algo que colaborou bastante para aquela união foi que a gente precisava uns dos outros, pois grande parte dos servidores estavam ingressando naquela ocasião no Judiciário, não se conheciam anteriormente, tampouco a nova cidade ou seus moradores. Até hoje mantenho contatos frequentes com a maioria daqueles queridos colegas”.

O servidor Iremar Alves da Silva, que também atua na unidade desde o início, fala sobre o bom ambiente de trabalho. “Em 2011, lembro muito do entusiasmo e comprometimento de todos para fazermos o melhor atendimento aos jurisdicionados. A subseção foi instalada no contexto de interiorização da Justiça Federal no país e um caso interessante é que naquele período as subseções atrasavam o início do atendimento externo por razões diversas e fizemos todos os esforços para que fosse mantido o cronograma inicial. Conseguimos cumprir esta meta e ali já foi a primeira conquista de várias que vieram depois. E, por fim, ressalto o ótimo ambiente de trabalho que também é uma marca forte deste Juízo”.

 

 

Média das Notas:     [total de votos ]

201 Norte, Conjunto 01, Lote 02A - Plano Diretor Norte - CEP 77001-128 - Palmas - TO

CEP: 77001-128 Telefone: (63)3218-3800

CNPJ: 05.446.379/0001-81