Informações rodapé pagina SJTOInformações rodapé pagina SJTO

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Governo Federal deverá executar medidas ...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Notícias

Governo Federal deverá executar medidas de apoio e proteção às comunidades indígenas da Ilha do Bananal contra a covid-19

23/07/20 12:17

O juiz federal Eduardo Ribeiro, titular da Vara Única da Subseção Judiciária de Gurupi, determinou à União e Funai que forneçam kits de higiene, cestas básicas e equipes de profissionais da saúde para o auxílio das populações indígenas que residem na Ilha Bananal, no Tocantins. A decisão liminar foi proferida na última segunda-feira (20) e também determina que nos casos graves de quaisquer pacientes indígenas da Ilha seja realizada a transferência imediata, no prazo de 48h, para unidades de saúde. Para cada item, em caso de descumprimento da decisão, foi estipulada multa diária de R$ 10 mil, revertidos para as comunidades indígenas da localidade.   

A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) que alegou, entre outros fatos, que os casos de contaminação pelo novo coronavírus “passaram a atingir as comunidades indígenas do Tocantins, as quais, em razão de sua condição social e biológica, são povos vulneráveis a infecções que podem, inclusive, dizimar populações inteiras, conforme apontam documentos publicados por entidades de pesquisa e órgão do próprio Governo Federal”. O MPF afirma ainda que “há uma situação generalizada de contágio da convid-19 que alcança várias aldeias da Ilha do Bananal e aponta omissão dos entes públicos na adoção de providências para minimizar a situação”.

Na decisão da Justiça Federal, foi especificado que em cada kit de higiene deve conter, no mínimo, máscaras faciais, sabonete, sabão e álcool em gel 70%. No prazo de 5 dias, deverão ser disponibilizadas, no mínimo, três equipes de saúde, compostas por, pelo menos, um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, cada.  

O magistrado ressaltou que “os casos confirmados de convid-19 entre indígenas localizados na Ilha do Bananal excedem a 200. Com o desfalque das equipes de saúde, também atingidas pela moléstia, o atendimento tornou-se insuficiente. Sendo que a disponibilização de equipes médicas é obrigação da União, nos termos do art. 19-C da Lei n. 8.080/90”.

 

Samuel Daltan/Ascom JFTO 

Ascom.to@trf1.jus.br

(63) 3218-3867

 

 

Média das Notas:     [total de votos ]

201 Norte, Conjunto 01, Lote 02A - Plano Diretor Norte - CEP 77001-128 - Palmas - TO

CEP: 77001-128 Telefone: (63)3218-3800

CNPJ: 05.446.379/0001-81