RORO

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Subseção Judiciária de Vilhena migrou 10...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Notícias

Subseção Judiciária de Vilhena migrou 100% dos processos em tramitação ajustada

02/06/21 17:48

 

Subseção Judiciária de Vilhena migrou 100% dos processos em tramitação ajustada

O trabalho de digitalização e de migração do acervo físico da Vara Única da Subseção Judiciária de Vilhena foi iniciado em maio de 2020 e, 4.143 processos migrados depois, a unidade judiciária agora possui todos os seus processos em tramitação ajustada no sistema PJe.

No início da operação, somente dois colaboradores deram início à digitalização dos quase mil processos que se encontravam conclusos para decisões e sentença no gabinete. Naquela oportunidade, foram priorizadas duas frentes de trabalho: os processos de JEF, uma vez que se trata de ações que buscam amparo social do jurisdicionado, e as ações cíveis e criminais listadas nos relatórios de metas do CNJ.

Em razão do recrudescimento da pandemia de COVID-19 e da falta de previsão de retorno das atividades presenciais, em meados de julho de 2020, a operação foi estendida aos processos de Execuções Fiscais, pois havia feitos com pedido desbloqueio de bens e determinações de levantamento de bloqueios pendentes de cumprimento.

Naquele momento, foram deslocados dois servidores para que se dedicassem exclusivamente ao trabalho remoto de migração das quase duas mil execuções fiscais, iniciando a digitalização pelos processos prioritários. No final de novembro, as execuções fiscais e os processos prioritários do gabinete estavam completamente migrados, porém, ainda restava muito trabalho a fazer.

Então, foi decido que seria o momento de migrar o saldo remanescente dos processos do JEF Adjunto. Ainda restavam quase 900 processos físicos do JEF parados em Secretaria, em função da pandemia. Assim, foi realizado um mutirão com servidores, estagiários e colaboradores, de modo que ano de 2020 encerrou-se com os processos de Juizado Especial completamente migrados ao PJe. Ao todo, foram cerca de 2.500 autos físicos migrados naquele ano.

No ano de 2021 com muitas tarefas a serem enfrentadas para a conclusão da migração, pois faltavam os processos cíveis e criminais remanescentes, tanto em secretaria, quanto no gabinete. Eram justamente os processos que demandavam mais tempo e atenção, pois eram volumosos e com diversas mídias digitais de difícil compactação.

Dessa vez, formou-se uma equipe de servidores, estagiários e terceirizados que se dedicaram, exclusivamente, a tal empreitada. Com muita dedicação e afinco, essa equipe concluiu os trabalhos de migração de todos os processos em andamento na Subseção Judiciária de Vilhena no dia 19 de maio de 2021.

Assim, a partir desse momento, a Subseção de Judiciária de Vilhena entrou no seleto grupo de Varas Federais do TRF da Primeira Região que operam completamente com processos digitais, permitindo a acessibilidade dos autos a qualquer momento às partes e aos demais interessados, bem como elimina tarefas repetitivas e burocráticas, o que resulta no redirecionamento de toda a força de trabalho para a atividade fim do Judiciário.

Serviço de Biblioteca e Comunicação Social/JFRO

Média das Notas:     [total de votos ]

 

Av. Presidente Dutra, 2203 - Baixa União - Porto Velho - Rondônia

CEP: 76805-902 Telefone: (69) 2181-5700 (novo número)

CNPJ: 05.429.264/0001-89