RORO

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Melhora no Sistema de Segurança da Seção...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Notícias

Melhora no Sistema de Segurança da Seção Judiciária

30/04/19 16:31

"Nosso sistema de segurança melhorou 100%" - foi o que disse inicialmente o agente de segurança responsável pela área de inteligência da Seccional, lotado na Central de Vigilância, Segurança e Transporte (CEVIT),  Héliton Alves de Aguiar, no início da reportagem.  E não é pra menos.  Para oferecer melhores condições de segurança para juízes, servidores, advogados, jurisdicionados e usuários em geral que utilizam diariamente os ambientes do Fórum Jarbas Nobre, e até a preservação das unidades que estão fora da área física da Seccional, como no caso dos anexos, o setor administrativo da Justiça Federal teve que fazer um investimento de boa monta.

Uma das primeiras e expressivas modificações foi a troca dos equipamentos do Circuito Fechado de Televisão – CFTV, ainda de tecnologia analógica, precários e reduzidos,  pelos que utilizam tecnologia digital, e em quantidade bem mais condizente com as novas demandas do presente na Seção Judiciária. A cobertura completa dos chamados "pontos cegos" foi a primeira consequência positiva da aquisição de novos instrumentos de vigilância e controle. Com a instalação das novas câmeras e o redimensionamento dos ângulos de focalização, os "pontos cegos" desapareceram e cresceu o número de áreas submetidas ao controle da vigilância sob o comando da CEVIT.

 Hoje em dia, a inspeção de acesso do edifício-sede dispõe de portal detector de metal, porta giratória também com detector de metal e scanner de raio X (do mesmo modelo utilizado nos aeroportos brasileiros), cadastramento de controle de acesso informatizado e coletes balísticos, utilizado pelos vigilantes do ponto de acesso.  Em que pese essas significativas aquisições, a CEVIT não se dá por satisfeita. Encontra-se com projeto pronto, apenas esperando a liberação de recurso para dar um passo ainda mais largo na sua missão institucional: adquirir novo sistema Full Hd com controle de acesso e reconhecimento facial online, semelhante a um apresentado recentemente no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.

A cobertura de segurança e transporte das missões dos oficiais de justiça em cumprimento aos mandados judiciais, especialmente fora do perímetro urbano da capital do Estado, é uma demanda que a CEVIT tem a intenção de melhorar em breve, através da aquisição de telefone via satélite, sistema de localização GPS, câmera tipo Gopro e drone. Em razão de sua vasta extensão territorial, o município de Porto Velho tem distrito localizado a 481 km de distância, como é o caso de Nova Califórnia. Segundo o servidor Roberval Porto, as missões de segurança dos oficiais de justiça chegam a consumir em média 1.500 km ao mês.  Em muitos casos essas diligências ocorrem em locais de precárias condições de rodagem, com pinguelas perigosas, atoleiros, pontes improvisadas e rios correntes por sobre as vicinais, além dos riscos pessoais para o cumprimento de alguns mandados judiciais em locais pouco habitados. Em 2018, o cumprimento de 250 mandados judiciais demandou o percurso de 12.000 km rodados.

O diretor do NUASG, Alex Correa, exaltou o crescimento da CEVIT no aprimoramento das atividades administrativas nos últimos meses, a qual vem procurando aperfeiçoar as atividades para garantir maior efetividade nas áreas de segurança e vigilância. Destacou ainda que o planejamento das atividades de médio e longo prazo é que poderá resultar em ganhos ainda mais expressivos, especialmente em tempos de severas restrições orçamentárias.

A segurança é item de grande relevância em todos os escalões dos órgãos estatais e setores da iniciativa privada. A Justiça Federal, sempre com o interesse maior de preservar a integridade física dos seus jurisdicionados, magistrados, servidores e usuários forenses, vem tomando iniciativa para que seja mais alto e mais qualificado o grau de segurança para todos dentro da sua área física de atuação.

 

Média das Notas:     [total de votos ]

 

Av. Presidente Dutra, 2203 - Centro - Porto Velho - Rondônia

CEP: 76805-902 Telefone: (69) 2181-5700 (novo número)

CNPJ: 05.429.264/0001-89