RORO

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Carteira Nacional de Habilitação digital...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Notícias

Carteira Nacional de Habilitação digital é realidade em Rondônia

15/05/19 19:08

Dando continuidade ao programa de modernização do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), os condutores do estado já podem utilizar o novo formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora na versão digital (CNH-e). O novo sistema foi lançado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) garantindo comodidade e praticidade aos condutores e Rondônia é um dos pioneiros no serviço.

A carteira digital possui o mesmo valor jurídico da impressa, evitando qualquer constrangimento caso o condutor esqueça a carteira impressa em casa. Outra vantagem é que a CNH é o documento mais completo e atual, servindo como identificação e facilitando a rotina do cidadão.

Segundo o Diretor Técnico de Habilitação e Medicina de Trânsito, Acássio Figueira, essa nova ferramenta vai reduzir a ocorrência de fraudes, por meio do QR Code, e proporcionar mais comodidade ao cidadão. Ele ressalta que em cada posto do Detran haverá um servidor sanando as dúvidas da população.

Para utilizar a ferramenta, o condutor precisa fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran, e baixar o aplicativo gratuito disponível na versão mobile pelo Play Store (Android) e Apple Store (iOS).

Após esse processo, o Denatran enviará por e-mail um código de ativação para o usuário, que permitirá o acesso ao aplicativo, e na primeira vez do uso, é preciso criar uma senha de quatro dígitos para armazenar as informações do condutor com segurança.

Para utilizar a ferramenta, o usuário precisa ter a versão mais recente da CNH, com o QR Code, sistema criptografado de acesso de informações. As carteiras tiradas a partir de maio de 2017 contam com o código. Caso a carteira não esteja atualizada, o condutor pode solicitar a segunda via, no valor de R$104,00.

Para o Diretor Geral José de Albuquerque Cavalcante, os investimentos em tecnologias têm tornando o DETRAN de Rondônia no mais rápido em emissão de CNH no país. Os documentos veiculares também ganharam agilidade e já são emitidos no mesmo dia em todas as unidades do DETRAN na capital e interior. “Estamos acabando com as longas filas e com o tempo de espera”, afirmou.

(CCOM)

 CNH digital 01

Média das Notas:     [total de votos ]

 

Av. Presidente Dutra, 2203 - Centro - Porto Velho - Rondônia

CEP: 76805-902 Telefone: (69) 2181-5700 (novo número)

CNPJ: 05.429.264/0001-89