RORO

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

4ª Vara Federal otimiza sua performance ...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Notícias

4ª Vara Federal otimiza sua performance utilizando o Método 5 S

23/11/18 16:45

A Quarta Vara da Justiça Federal aplicou, no transcorrer desta semana, o método conhecido como 5 S no seu ambiente de trabalho. A ferramenta de gestão foi ministrada pelo servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Hernane Cardoso da Silva Júnior, cedido especialmente para esse fim em razão de convênio firmado entre as duas agências judiciárias. Apesar de ser uma unidade já premiada, a 4ª Vara tem por objetivo desempenhar uma performance jurisdicional ainda mais organizada, produtiva e eficiente. A nova metodologia aplicada é de origem oriental, foi concebida no Japão, em 1950, quando o professor Kaoro Ishikawa criou um método para combater o desperdício e ajudar o país destroçado pela guerra e sem recursos naturais. O método de gestão foi muito utilizado na iniciativa privada e, com o decorrer do tempo, passou a ser utilizado também na administração pública com excelentes resultados, como de fato se comprovou no episódio de reengenharia organizacional verificado na experiência da 4ª Vara. A jornada de arrumação da casa durou apenas um dia, mas já foi o bastante para provocar inúmeras mudanças comportamentais, ambientais e organizacionais naquele setor, com tudo avaliado, fotografado e documentado.

 Indagado sobre a aplicação da metodologia 5 S, Lucílio Linhares Perdigão de Morais, titular da vara, assim se manifestou, a título de avaliação: É uma iniciativa nossa, da 4ª Vara, em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia, que cedeu o servidor Hernane para poder fazer esse trabalho, para melhoria da nossa unidade judiciária; a ideia é fazer os 5 S, que é um dos fundamentos de qualquer programa de qualidade, cuidar do nosso ambiente de trabalho e, embora tenha sido realizado num espaço muito curto de tempo, foi um dia só de trabalho, os resultados são extremamente satisfatórios, agente está aqui na sala de audiência,  que é o ambiente que podemos dizer que teve o retorno mais concreto, tornando o nosso ambiente mais limpo, mais saudável, mais organizado, e compatível com os resultados que a vara vem obtendo. É uma vara que, ao longo dos últimos anos, vem melhorando cada vez a sua rotina de tramitação processual, e a gente se preocupou em fazer isso visando a qualidade de serviço que a gente presta ao cidadão e também para a melhoria do nosso ambiente de trabalho. Ou seja, esse método traz um retorno para nós e também para todos os jurisdicionados que aqui são atendidos, pois serão recebidos em um ambiente em que as pessoas trabalham felizes e organizadas. Então, a gente cumpriu a contento nossa expectativa com esse dia de trabalho

A vara já é premiada! Por que uma vara premiada se preocupa em implementar novas ferramentas de organização? "Nós fomos premiados porque a gente se preocupa com a melhoria constante. Então, a equipe não para! À medida que a gente vai melhorando nosso ambiente de trabalho, a gente vai pensando novas formas de agregar melhores resultados para o nosso trabalho. Posso dizer que o Programa 5 S é mais um prêmio, entre as premiações que a gente já recebeu nos últimos anos, e é exatamente a preocupação da equipe com a melhoria contínua" - disse o juiz Lucílio Linhares.

Registramos também as impressões de Hernane Júnior, servidor do TJ/RO que fez a aplicação da metodologia.  Perguntado sobre a aplicação da ferramenta, ele disse: Na verdade o programa 5 S é uma ferramenta de Gestão da Qualidade, da melhoria do ambiente, não só da parte física da unidade mas também das pessoas. Porque é uma filosofia, uma cultura que veio do Japão. São cinco sensos, que, se trabalhados de forma prática e dinâmica, se observa de imediato os resultados positivos que a filosofia do programa oferece.  Esse programa é dividido em cinco sensos. Cada etapa desse processo de melhoria e mudança faz com que a pessoas percebam e façam uma reflexão sobre o quanto elas podem mudar e quanto elas observam o resultado de imediato. Dentro da organização também há uma melhoria perceptível porque as pessoas tiram as aquelas coisas desnecessárias do ambiente de trabalho, não só papeis, móveis, mas também aquela energia pesada, ruim, que mexe com o lado espiritual da pessoas, o lado psicológico do ser humano, sendo trabalhado o lado da saúde do ambiente, e isso leva também a um resultado imediato.

 

Método 5 s 01

Média das Notas:     [total de votos ]

 

Av. Presidente Dutra, 2203 - Centro - Porto Velho - Rondônia

CEP: 76805-902 Telefone: (69) 2181-5700 (novo número)

CNPJ: 05.429.264/0001-89