PAPA

início

Notícias SJ

Como ingressar com ação

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

 

COMO INGRESSAR COM AÇÃO NOS JEFS
 
Qualquer pessoa física, as microempresas e empresas de pequeno porte poderão ajuizar ação nos Juizados Especiais Federais - JEFs, desde que a causa esteja dentro da competência dos JEFs, por intermédio de advogado privado ou exercendo o jus postulandi. O jus postulandi poderá ser exercido:
  • Por meio do serviço de Atermação Online, nossa equipe poderá ajudá-lo com a elaboração da petição inicial e distribuição de seu processo no Sistema PJe. Atermação é o ato de ouvir o cidadão com a sua demanda para o juizado especial e transformar em um Termo a ser dirigido ao juiz.

O Núcleo  de apoio aos Juizados Especiais do Pará, composto por servidores e estagiários da Justiça Federal, orienta sobre a competência dos Juizados Especiais Federais e os documentos necessários para propor uma ação, além de auxiliar na redação do pedido inicial***, nos termos narrados pelo autor.

Para isso, você deverá nos informar seus dados e enviar todos os documentos necessários por meio do sistema e nossa equipe de atendimento irá elaborar a petição inicial (pedido para o juiz) e realizará a autuação do processo no Pje para você.

  •  por intermédio de convênios entre a Justiça Federal e os Núcleos de Prática Jurídica de Universidades locais: 
  NPJ Cesupa NPJ Unifamaz

Agendamento prévio para atendimento presencial 

(091) 4009-9185 npj@famaz.edu.br

(91) 3222-7560 - Ramal 6903
Período de atendimento Quartas e sextas-feiras, das 8h50 às 11h20. Terças e quartas-feiras, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30.
Local Av. Alcindo Cacela, nº 980, Bairro Umarizal (entre Domingos Marreiros e Boaventura da Silva) Av. Visconde de Souza Franco, n.º 326, Bairro Reduto. 
 

Endereço: Rua dos Mundurucus, 1794 - Batista Campos.
Telefone: (91) 3110-8000

 


  ***Obs.: O serviço de atermação consite estritamente em redigir o petido (petição) inicial e inserí-lo no sistema processual (PJe). Em seguida, o próprio interessado deverá acompanhar o andamentto do pedido na internet ou no juizado para o qual a ação for distribuída. 

É o autor quem deverá, por conta própria, providenciar e juntar petições no decorrer do processo, caso seja necessário apresentar algum documento ou prestar alguma informação ao juízo nos processos em andamento. 

Ingressar com uma ação não significa ganhar a causa. Alguns pedidos são considerados improcedentes. Caso o autor queira recorrer da sentença, precisará da assistência de um advogado ou da Defensoria Pública da União. Na 1ª instância, todos os atos são gratuitos, mas, para recorrer, é preciso pagar custas. 
 

 

 

Rua Domingos Marreiros, 598, Umarizal, Belém - PA

CEP: 66055-210 Telefone: (91) 3299-6100

CNPJ: 05.421.948/0001-34