PAPA

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Justiça Federal recebe Imagem Peregrina ...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Notícias

Justiça Federal recebe Imagem Peregrina e se integra ao Círio de Nazaré 2020

17/09/20 10:00

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi recebida, no início da tarde desta quarta-feira (16), na Justiça Federal em Belém. Em vez da celebração da Missa, como tradicionalmente ocorre há cerca de dez anos, houve o Rito da Bênção, que reuniu um número limitado de participantes no auditório da Seção Judiciária. Além de receber a Imagem, a Secional aderiu à Campanha “Círio Solidário”, lançada pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) para adquirir cestas básicas que serão destinadas a comunidades carentes.

A juíza federal Carina Senna, que integra a comissão encarregada de organizar o evento e representante da Diretoria do Foro, recebeu a imagem das mãos do membro da DFN Jorge Rezende. No encerramento da visita, a Imagem Peregrina foi conduzida ao portão de saída pelo servidor Paulo Alex da Costa Pena, supervisor da Seção de Serviços Gerais (Seseg), e pelos terceirizados Hericles da Rocha Silva e Darly Cardoso.

Quem não compareceu à sede da Justiça Federal, no bairro do Umarizal, pôde participar virtualmente da recepção, que foi transmitida pela Teams, a ferramenta corporativa que tem sido usada neste período em que grande parte de magistrados e servidores ainda se encontra em regime de teletrabalho.

Para receber a Imagem Peregrina, a Justiça Federal comprometeu-se formalmente, com a Diretoria da Festa de Nazaré, a adotar todas as medidas de prevenção e proteção, também exigidas pelas autoridades sanitárias, para preservar a segurança dos participantes presenciais do contágio pelo coronavírus Covid-19.

Por isso, a programação deste ano foi abreviada, em relação à que foi cumprida em anos anteriores. O Rito da Bênção (conforme indicado no Livro de Peregrinações do Círio), foi dirigido pelo diácono Paulo Galende, que também é servidor da própria Justiça Federal. Além disso, a participação presencial foi limitada a 40 pessoas, que observaram o distanciamento necessário enquanto a Imagem Peregrina permaneceu no auditório. O uso de máscara foi obrigatório, como também a medição da temperatura à entrada do prédio da Seção Judiciária.

Durante o momento de oração, o diácono recordou o desafio que representou a Nossa Senhora, ainda muito jovem, dizer o “sim” ao anúncio de que seria a mãe de Jesus. E acrescentou que, mesmo nestes tempos de preconceito, individualismo, racismo e de tantas incertezas, Maria ainda é um facho de esperança. "Quem segue Maria não se perde de Jesus", ressaltou Galende.

Como representante da Diretoria do Foro, a juíza federal Carina Senna agradeceu a todos os que participaram dos preparativos para a recepção a Nossa Senhora, evento que, segundo a magistrada, contribui para fortalecer a unidade e inspirar confiança na intercessão de Maria, sobretudo nos tempos atuais, em que a pandemia do Covid-19 já provocou tanta desolação no mundo inteiro.

Comissão - Presidida pelo diretor da Secretaria Administrativa (Secad), José Luiz Miranda Rodrigues, a comissão que organiza a recepção à Imagem Peregrina é integrada por Carina Senna, Paulo Alex da Costa Pena, Carol Marques Medrado Damasceno, Esther Dolores de Parijós Galende, João Ronaldo Nascimento da Trindade, José Jorge Marques, Keila Viviane Vilar de Paiva, Patrícia Titan, Paulo Vicente Fernandes Galende, Suellen Polaro Franco David, Shirley Rosianne Maria Paes da Consolação, Roberta Medeiros de Rezende, Silvia Mary Cardoso de Almeida, Simone de Luna Gonçalves Castañeda e Paulo Sérgio Pôrto Bemerguy.

O presidente da Comissão ressaltou que neste ano, em decorrência das limitações impostas pela pandemia, todos os envolvidos nos preparativos mostraram-se ainda mais coesos, para superar as dificuldades e garantir a presença da Imagem Peregrina na Justiça Federal.

“O trabalho coletivo foi fundamental. Por isso, a Justiça Federal agradece à Seção de Serviços Gerais (Seseg), que cuidou da decoração e de outras providências, à Seção de Vigilância e Transporte (Sevit), que cuidou da segurança e do controle na entrada da Seção Judiciária, e ao Núcleo de Tecnologia da Informação (Nutec), que adotou os procedimentos para a transmissão do evento pelo Teams. A Justiça também agradece à Equipe Millennium, que voluntariamente apoiou com o som externo, como vem fazendo nos últimos anos”, destacou José Luiz Rodrigues.

Média das Notas:     [total de votos ]

 

Rua Domingos Marreiros, 598, Umarizal, Belém - PA

CEP: 66055-210 Telefone: (91) 3299-6100

CNPJ: 05.421.948/0001-34