PAPA

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Justiça Federal integra-se à campanha “C...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Notícias

Justiça Federal integra-se à campanha “Círio Solidário” e recebe a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no dia 20 de setembro

13/09/21 10:00

Magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que atuam na Justiça Federal, em Belém, vão recepcionar no próximo dia 20 de setembro, às 11h, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, mantendo uma tradição que se repete há mais de dez anos e acontece no período que antecede o Círio, a maior romaria dos católicos paraenses. Os interessados em participar presencialmente devem clicar neste link.

Desde o início deste mês, pelas redes de comunicação interna da Seção Judiciária, já está sendo feita a Campanha “Círio Solidário”. Lançada pela Diretoria da Festa, a iniciativa destina-se à aquisição de cestas básicas que são destinadas a comunidades carentes e à arrecadação de recursos para financiar as obras sociais desenvolvidas pela Paróquia de Nazaré.

A Imagem Peregrina será conduzida até o edifício-sede da Seção Judiciária, no bairro do Umarizal, pelo diretor da Festa Antonio Luiz Ferro de Souza. No auditório, a imagem permanecerá até 11h45 para o Rito da Bênção. A celebração será presidida pelo diácono Paulo Vicente Fernandes Galende, que também é servidor da Justiça Federal, onde atua como oficial de Justiça Avaliador.

O presidente da Comissão do Círio da Justiça Federal, José Luiz Miranda Rodrigues, explicou que neste ano, a exemplo do que já ocorreu em 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus Covid-19, a recepção à Imagem Peregrina será feita com observância de todas as cautelas indicadas pelas autoridades sanitárias, como forma de evitar a ampliação do contágio da doença, que já matou mais de 585 mil pessoas em todo o País.

“No ano passado, a Justiça Federal comprometeu-se formalmente, com a Diretoria da Festa de Nazaré, a adotar todas as medidas de prevenção e proteção de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que tiverem interesse em participar presencialmente da recepção à Imagem Peregrina. Neste ano, devemos adotar as mesmas cautelas. Isso porque, apesar do crescente número de vacinados, diferencial positivo em relação ao cenário de 2020, precisamos ficar atentos porque a pandemia ainda não acabou”, disse o presidente da Comissão.

“Nossa intenção é fazermos, como em 2020, uma solenidade simples, porque a simplicidade é um dos atributos de nossa Mãe Maria de Nazaré, a quem todos nós, devotos e devotas, vamos elevar as nossas preces num momento tão especial como este, em que a Imagem Peregrina visita as instalações da Justiça Federal. O evento será uma oportunidade para celebrarmos o reencontro, uma vez que a vacinação já nos permite retomar parcialmente a normalidade das relações sociais. Mas precisamos adotar todas as cautelas, porque a pandemia ainda não acabou”, reforça a juíza federal Carina Senna, que também integra a comissão.

Além de José Luiz Miranda Rodrigues e Carina Senna, também integram a comissão que organiza a recepção à Imagem Peregrina Paulo Alex da Costa Pena, Carol Marques Medrado Damasceno, Esther Dolores de Parijós Galende, João Ronaldo Nascimento da Trindade, José Jorge Marques, Keila Viviane Vilar de Paiva, Patrícia Titan, Paulo Vicente Fernandes Galende, Suellen Polaro Franco David, Shirley Rosianne Maria Paes da Consolação, Roberta Medeiros de Rezende, Silvia Mary Cardoso de Almeida, Simone de Luna Gonçalves Castañeda e Paulo Sérgio Pôrto Bemerguy.

Patrimônio cultural - Realizado pela primeira vez no ano de 1793, o Círio acontece no segundo domingo de outubro e tem reunido nos últimos anos mais de 1,5 milhão de pessoas, conforme levantamentos que têm sido feitos pelo Departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA). Além de seu significado religioso, a procissão também reúne elementos que já se inscreveram entre algumas das maiores manifestações culturais do Estado e do País.

Em setembro de 2004, o Círio de Nazaré foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural de natureza imaterial. Em dezembro de 2013, a romaria foi incluída na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), conforme decisão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.

Média das Notas:     [total de votos ]

 

Rua Domingos Marreiros, 598, Umarizal, Belém - PA

CEP: 66055-210 Telefone: (91) 3299-6100

CNPJ: 05.421.948/0001-34