início

Notícias SJ

A Toga e o Tempo

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

 

Clique aqui para baixar o Livro

O tempo histórico é, por natureza, contínuo e está em permanente mudança.A escolha do que retratar de determinado período histórico requer cuidadoso trabalho de análise e posterior seleção de fatos considerados relevantes para o registro desse período. O registro, muitas vezes, não capta todos os fatos nem a atuação dos personagens que, em determinado momento, viveram a história e participaram de sua construção.

Os desafios diários da vida institucional são imensos e tendem a ocupar todo o tempo dos seus agentes, não lhes permitindo o registro dos acontecimentos em todas as suas nuances, mas apenas em fragmentos.

Quantas histórias de trabalho, dedicação e amor à causa da Justiça Federal, vividas por servidores e juízes, jamais serão contadas? Histórias que poderiam alimentar as novas gerações, na plenitude do seu próprio tempo, assim como as folhas que caem são capazes de nutrir a própria árvore, que, por sua vez, produz novas folhas, fazendo girar o ciclo da vida.

Movidos por essa preocupação, decidimos organizar este livro de memórias da Justiça Federal do estado de Mato Grosso, mesmo sabendo que esta é apenas uma parte da história dessa honorável instituição pública, pois as fontes de pesquisa são escassas.

A primeira iniciativa de se realizar um registro histórico da Seção Judiciária de Mato Grosso partiu da juíza federal Maria Divina Vitória, em 1996, merecendo destaque o trabalho organizado e elaborado pela servidora professora Sylvia Victorino Alves Corrêa, com a colaboração do trabalho de pesquisa desenvolvido pelas servidoras Maria Célia Fabrício Costa e Maria da Glória Bezerra Chaves, já aposentadas. Desse trabalho resultou a publicação da Memória da Justiça Federal em Mato Grosso, de 1996.

A história seguiu seu curso, a Seção Judiciária cresceu, sua atuação se expandiu, novos acontecimentos se incorporaram à sua trajetória, novos personagens passaram a integrar seus quadros, novas exigências se impuseram a este órgão do Poder Judiciário da União, que já celebrou seu jubileu de ouro no estado de Mato Grosso. Histórias para viver e para contar neste registro.

O título escolhido para esta obra, A toga e o tempo: memória da Justiça Federal de Mato Grosso, deve-se ao fato de a toga representar, ao mesmo tempo, o trabalho da magistratura e da instituição em que esse trabalho é desenvolvido. O título evoca o trabalho de magistrados e servidores da Seção Judiciária de Mato Grosso ao longo dos anos e se inspira na obra de 1996, de grande valor, que está sendo revigorada com novas informações históricas.

Parabéns a todos que percorrem esse caminho hoje e àqueles que o trilharam no passado, todos com sua passagem indelevelmente gravada na lembrança de muitos e nos registros desta Seção Judiciária. Parabéns à Seção Judiciária pelos 53 anos de atuação em Mato Grosso.