MGMG

início

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

  • INAUGURAÇAO DO CENTRO DE MEMÓRIA

    Centro de Memória Renato Martins Prates é inaugurado pelo Presidente do TRF1


    Simplicidade, sobriedade e ternura. Essas características, tão próprias do juiz federal Renato Martins Prates, marcaram a cerimônia de inauguração do Centro de Memória da Justiça Federal de Minas Gerais, que agora carrega seu nome. A solenidade foi realizada no auditório contíguo ao Centro de Memória, no dia 9 de agosto. O primeiro a falar foi o Diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal André Prado de Vasconcelos, grande amigo do homenageado. Ele lembrou que “a 8ª Vara foi sempre uma vara prodigiosa em juízes federais extraordinários”. Destacou a capacidade de concisão, observada nas sentenças e demais textos da lavra de Renato Prates “sempre demonstrando muita competência, em português absolutamente escorreito”. O Diretor do Foro considera que o novo Centro de Memória atinge o objetivo de fazer da Justiça Federal “um local que guarde a lembrança de pessoas que foram simples e efetivas em seu trabalho”.
    Em seguida, a Diretora da Secretaria Administrativa da seccional mineira, Eloísa Cruz Moreira de Carvalho, fez a leitura da ata de inauguração do Centro de Memória Renato Martins Prates, que foi assinada pelo Presidente, pelo Diretor do Foro e pela viúva do homenageado, Rita de Cássia Freitas Andreata. O Diretor do Foro, juiz federal André Prado de Vasconcelos, entregou a placa que ficava afixada no gabinete de Renato Prates à viúva.
    Durante a cerimônia, foi realizado o ato protocolar da outorga da maior honraria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o Colar do Mérito Judiciário Ministro Nelson Hungria, in memorian, aos familiares do homenageado – dentre os quais, a viúva, a mãe, Maria de Lourdes Velloso Martins Prates, irmãos e filhos.
    A Secretária do Conselho responsável pela outorga, a Chefe da Assessoria de Representação Social do TRF1, Juliana Bezerra Espíndola Guerreiro, fez a leitura do registro de concessão do Colar.
    Uma apresentação de adolescentes flautistas do Projeto Sonoro Despertar abriu o evento
    A mesa foi composta pelo Presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Eduardo Moreira Alves; pelo Diretor do Foro, Juiz federal André Prado de Vasconcelos e pela viúva do homenageado, Sra. Rita de Cássia Freitas Andreata
    Presidente do TRF1 entrega o Colar Ministro Nelson Hungria, in memorian, à viúva de Renato Prates

     

     

     

Av. Álvares Cabral, nº 1805 – Santo Agostinho

CEP: 30170-001 Telefone: (0XX31)3501-1300

CNPJ: 05.452.786/0001-00