GOGO

início

Processual

Protocolo

Protocolo Postal

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Protocolo

Protocolo Postal

Protocolo Postal

Protocolo

Protocolo Postal

Integração da Primeira Região

O que é o Protocolo Postal

É a remessa, exclusivamente por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, de petições e recursos que tenham como destinatários os órgãos da Justiça Federal de primeiro e segundo graus da Primeira Região.

A utilização do Protocolo Postal é facultativa e de exclusiva responsabilidade das partes processuais, inclusive em situações que envolvam urgência.

É de responsabilidade da parte:
– encaminhar a documentação referente à respectiva peça processual, contendo todos os elementos essenciais a ela, não sendo aceitas petições incompletas;
– informar o juízo destinatário, o número do processo (caso não seja petição inicial) e o nome das partes.

É vedada a devolução de processos à Justiça Federal de primeiro e segundo graus da Primeira Região por meio do Protocolo Postal.

Como funciona

O envio

As petições e recursos deverão ser encaminhados em envelopes ou caixas do Serviço de Encomenda Expressa dos Correios – SEDEX. Deverá ser remetida apenas uma peça processual por envelope ou caixa SEDEX.

O preenchimento

Na peça processual

No momento da postagem, o usuário deverá solicitar que o atendente dos Correios lance, na primeira página da peça processual a ser remetida, a identificação do atendimento, que deverá conter:
a) carimbo datador da agência dos Correios;
b) horário em que ocorreu a postagem;
c) nome, matrícula e assinatura do atendente.

No envelope SEDEX

Os envelopes ou caixas SEDEX utilizados para o envio das petições e recursos devem, obrigatoriamente, ser endereçados da seguinte forma:
1 – no campo "Destinatário":
a) nome da unidade da Justiça Federal da Primeira Região (Seção, Subseção Judiciária ou Tribunal);
b) expressão "PROTOCOLO POSTAL";
c) endereço completo da unidade da Justiça Federal com o respectivo código de endereçamento postal – CEP;
2 – no campo "Remetente": nome e endereço completos do usuário, com o CEP.

As informações relativas às unidades da Justiça Federal da Primeira Região, como endereço completo e CEP, podem ser encontradas no site http://www.trf1.jus.br.

Protocolo

Os comprovantes

A comprovação do envio da peça processual, via Protocolo Postal, será feita por recibo emitido eletronicamente pelos Correios, o qual deverá conter, no mínimo, o CEP da unidade da Justiça Federal de destino, a data e o horário da postagem e o número do SEDEX.

É recomendável que a parte mantenha em seu poder o recibo dos Correios, até que tenha certeza do recebimento e da aceitação da peça processual pelo juízo destinatário.

A seu critério, a parte poderá utilizar o Aviso de Recebimento – AR, que permite comprovar ao remetente quem recebeu o objeto postado. No caso de utilização desse serviço, é obrigatório o preenchimento de formulário próprio, com a devida identificação do conteúdo do SEDEX encaminhado.

Os custos

Os custos de remessa de petições via Protocolo Postal são de responsabilidade do usuário, independentemente do gozo de assistência judiciária gratuita.
O cálculo e o recolhimento das custas das peças processuais, se sua admissibilidade estiver condicionada a prévio preparo, são de responsabilidade da parte.

A contagem dos prazos

Para contagem de prazo judicial, a data e a hora da postagem seguem as regras do protocolo oficial da Justiça Federal de primeiro e segundo graus, sendo considerado o horário de funcionamento da unidade destinatária (observar o fuso horário).
Os recursos e petições sujeitos a apreciação dos Tribunais Superiores terão seu prazo contado a partir do efetivo protocolo no TRF 1ª Região, não sendo considerada a data da postagem.

Como acompanhar

O Tribunal disponibilizará, em sua página na internet, sistema de consulta do andamento da peça processual por meio do número de registro do SEDEX. Acesse o site, clique no menu "Processual" e selecione "Consulta Processual", escolha o órgão da Primeira Região destinatário, selecione a opção de pesquisa "Protocolo SEDEX" e informe o número da encomenda.

 

Rua 19, nº 244, Centro, Goiânia/GO

CEP: 74030-090 Telefone: (62) 3226-1500

CNPJ: 05.439.950/0001-30