GOGO

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

CNJ vai criar protocolo para instalação ...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Notícias

CNJ vai criar protocolo para instalação de Pontos de Inclusão Digital

22/09/22 14:38

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai fornecer um protocolo para que os tribunais brasileiros possam oferecer o Ponto de Inclusão Digital (PID). O objetivo é maximizar o acesso à Justiça e dar condições às pessoas que tem dificuldade de acessar serviços digitais. As orientações deverão ser divulgadas no prazo de 180 dias após a publicação da Recomendação 133/2022 do CNJ.

Entre as orientações do protocolo a ser divulgado estarão os referenciais tecnológicos, de alocação e capacitação de pessoal para atendimento, de estrutura física e de mobiliário e de acessibilidade para que o PID possa atender os usuários de forma unificada, eficiente e efetiva.


Fórum Digital do TJ/RO em Mirante da Serra (RO) / CCOM - TJ/RO

O CNJ também disponibilizará minutas de acordos de cooperação e irá promover ações para integrar entidades públicas e privadas em prol das iniciativas de instalação dos Pontos de Inclusão Digital, conforme os normativos relacionados ao tema.

Inclusão
A instalação dos Pontos de Inclusão Digital (PID) veio com a Recomendação 130/2022 do CNJ, que orientou aos tribunais que envidem esforços a criação de espaços que permitam, de forma adequada, a realização de atos processuais, principalmente depoimentos de partes, testemunhas e outros colaboradores da Justiça, por sistema de videoconferência, bem como a realização de atendimento por meio do Balcão Virtual, instituído pela Resolução 372/2021 do CNJ.

O objetivo dos pontos é aproximar o cidadão do Poder Judiciário, ampliando o acesso à Justiça com eficiência, tendo como referência as ações desenvolvidas pelos Tribunais de Justiças dos Estados de Roraima e de Rondônia.


Seção de Comunicação Social
Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás

Média das Notas:     [total de votos ]

 

Rua 19, nº 244, Centro, Goiânia/GO

CEP: 74030-090 Telefone: (62) 3226-1500

CNPJ: 05.439.950/0001-30