BABA

início

Biblioteca

Produtos e Serviços

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Produtos e Serviços

  • Biblioteca Bahia
    • Boletim informativo de livros
    • Catálogos de Livros
    • Ementas da Legislação Federal
    • Histórico
      •  BIBLIOTECA BERNARDINO JOSÉ DE SOUZA
         

        A Biblioteca da Seção Judiciária da Bahia, foi criada no mesmo ano em que foi instalada a Justiça Federal neste Estado e em homenagem ao eminente jurista e professor baiano, foi denominada Biblioteca ¨Professor Bernardino José de Souza¨.
        Desde maio de 1967, a Biblioteca é depositária de uma das mais completas coleções do Diário Oficial da União e do Diário da Justiça da União.
        As atividades da Biblioteca só foram regulamentadas em 23-09-81, através da Portaria nº 179, assinada pelo então Diretor do Foro, Juiz Fernando da Costa Tourinho Filho, grande amigo e incentivador da Biblioteca.
        Especializada na área do Direito, tem por objetivo a aquisição, organização e divulgação da documentação jurídica, visando atender as necessidades de informação do Corpo de Magistrados e Servidores que laboram nesta Seção Judiciária, proporcionando assim o apoio que necessitam para desenvolver as suas atividades, ao longo desses trinta e cinco anos de existência.
        Seu acervo compõe-se de obras jurídicas de referência, livros, periódicos, pareceres e multimeios, sendo que 90% das fontes são impressas em papel e o idioma predominante é o Português. O acervo de periódicos é maior do que o de monografias, pois possui a assinatura dos mais tradicionais títulos da área jurídica.
        Apesar de sua natureza particular, do empréstimo exclusivo de obras apenas para os juízes federais e servidores do quadro de pessoal desta Seção Judiciária, a Biblioteca atende também a uma clientela externa numerosa, rotativa e diversificada, composta de procuradores de várias autarquias, advogados, peritos e o público em geral, pois a comunidade soteropolitana descobriu que é possível encontrar aqui nesta Biblioteca, fontes de informação para as suas pesquisas, mormente na área da legislação federal.
        Ao tomar conhecimento de que os estudantes carentes do bairro de Suçuarana - endereço atual desta Seção Judiciária - buscavam a Biblioteca para fazer pesquisas, a direção do Foro, na pessoa da juíza Rosana Noya, permitiu a aquisição de uma enciclopédia geral que tem ajudado enormemente a esses crianças, pois, além do fato de mantermos um bom relacionamento com a vizinhança, a SJBA incentiva, através da atuação de sua Biblioteca, a educação e a cultura, trunfos notáveis para quem quer ver a justiça acontecendo plenamente.
        Acompanhando a evolução da informação, a Biblioteca, há mais de dez anos é informatizada com um aplicativo, criado e desenvolvido pelos técnicos do TRF da 1ª Região, contudo é necessário uma atualização constante pois a Tecnologia da Informação não cessa de se aperfeiçoar e já se percebe a necessidade de um novo sistema que permita agilizar mais as consultas.
        A gestão do Juiz Federal Saulo Casali, como Diretor do Foro, dotou a Biblioteca de instalações amplas e confortáveis, reuniu na mesma área o acervo de Diários Oficiais, mobiliou-a com novas estantes, novos equipamentos de informática e, principalmente, atualizou o acervo bibliográfico, fato que trouxe de volta e em maior número, os usuários servidores desta Seção Judiciária, estudantes de direito, impulsionando visivelmente o aumento dos empréstimos de livros por parte desses servidores.
        Por mais que ocupemos instalações físicas adequadas e tivéssemos verbas suficientes para a aquisição dos novos títulos lançados, a produção bibliográfica jurídica é muito grande, de tal maneira que quase sempre estamos com o acervo defasado. Pensando nisso, inscrevemos a Biblioteca no Grupo de Informação e Documentação Jurídica da Bahia e através dele é que temos acesso à coleção de periódicos e obras jurídicas do acervo das outras Bibliotecas jurídicas componentes do GIDJ-BA, que nos disponibilizam sempre as obras quando solicitamos. Dessa maneira é que podemos atender às consultas dos nossos usuários mesmo quando não possuímos as fontes de pesquisa no nosso acervo.
        A continuidade do processo de modernização de equipamentos e acervo, possibilitará um desempenho mais eficiente das atividades desta Biblioteca e para que continuemos a prestar um serviço de qualidade que os nossos usuários merecem é necessário uma sinergia de esforços para que esta atualização constante se concretize.

    • Informativos JFBA
  • Biblioteca TRF1

Fórum Teixeira de Freitas, Av. Ulysses Guimarães, n. 2799 – Sussuarana - Centro Administrativo da Bahia - Salvador/BA.

CEP: 41213-000 Telefone: (71) 3617-2600

CNPJ: 05.442.957/0001-01