APAP

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

Itinerante leva Juizado Especial Federal...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade VLibras

Notícias

Itinerante leva Juizado Especial Federal à população do interior do Amapá

06/12/19 15:15

O projeto Juizado Especial Federal Itinerante - JEFIT, que acontece uma vez por ano, possibilita o acesso à Justiça Federal aos jurisdicionados que moram nas comunidades mais longínquas do Estado do Amapá. Esse ano foi a vez dos municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, incluindo o atendimento à Comunidade Indígena Waiãpi.

Na primeira fase do projeto, em outubro, foram realizados atendimentos de orientação, perícias médicas e atermação. A atermação é o momento em que o servidor do Juizado Especial ouve o cidadão e transforma sua demanda em um Termo que será encaminhado ao Juiz.

Na segunda fase do projeto, ocorrida na última semana de novembro, de 25 a 29, foram realizadas as audiências de conciliação, instrução, julgamento dos processos gerados e ainda perícias médicas.

O JEF Itinerante foi coordenado pelo Juiz Federal Leonardo Hernandez Santos Soares e contou com a participação da Desembargadora Federal Daniele Maranhão e dos juízes federais Victor Oliveira de Queiroz e Hilton Sávio Gonçalo de Queiroz. Além dos magistrados federais, uma grande força de trabalho foi envolvida no projeto: o Núcleo de Apoio à Coordenação do JEF, Gabinetes da 3ª e 5ª Varas Federais, Procuradoria do INSS, Defensoria Pública, Procuradoria da República e Procuradoria do Estado.

A principal demanda atendida durante o JEF Itinerante foi a previdenciária. A Dra. Manuela Gonçalves de Araújo, médica perita que participou da Ação, destacou que: “foi muito gratificante fazer parte da ação da Justiça itinerante, principalmente por saber que a Justiça Federal é protagonista de mudanças de realidades, até mesmo em regiões longínquas. Organização, dedicação e humanidade foram os pontos fortes do trabalho desempenhado pela Justiça Federal em Serra do Navio. Eu, junto de mais outros dois colegas médicos, colaboramos com a realização de perícias médicas, para auxílio do magistrado nos processos de concessão de aposentadoria e benefícios. Essa foi uma experiência de crescimento profissional e humano para mim.”

Durante o Itinerante foram promovidas audiências e julgamentos de 640 processos. Além do volume de atendimentos realizados, o que é realmente importante é a aproximação promovida pelo projeto entre o Juizado Especial Federal e a população que tanto precisa desses serviços e não pode comparecer à Seção Judiciária na capital ou às Subseções Judiciárias (Laranjal e Oiapoque).

Sobre o JEFIT

O Juizado Especial Federal Itinerante foi criado com o objetivo de possibilitar o acesso à Justiça Federal ao jurisdicionado carente, de baixa renda ou pouca ou nenhuma escolaridade, habitantes de locais inacessíveis, de forma a ampliar a interiorização da Justiça Federal da Primeira Região, foi instituído o projeto Juizados Especiais Federais Itinerantes - JEFITS.

Os JEFTIs estão presentes nas Capitais e no interior dos 13 Estados e no Distrito Federal, e podem ser realizados pelas modalidades: Terrestre – Local Fixo, Terrestre – Carreta e Fluvial.

 

 

Seção de Comunicação Social - SECOS-AP

Seção Jucidiária do Amapá - SJAP

e-mail: secos.ap@trf1.jus.br

Estamos também no Instagram @jfap.oficial

 

Média das Notas:     [total de votos ]

 

Edifício-sede: Rodovia Norte-Sul, s/n, Bairro: Infraero II, Macapá-AP

CEP: 68908-911 Telefone: (96) 3198-9350

CNPJ: 05.426.574/0001-40