Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Processual

PJe

Pré-Requisitos para Utilização

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade
  • Pré-requisitos para utilização


    • As versões compatíveis para utilização do PJe no TRF1 são: 6, 7 ou 8. E podem ser encontradas no site http://java.oracle.com.

    • Navegador de internet (browser): deve ser utilizado o navegador Mozilla Firefox customizado pelo CNJ para uso exclusivo com o PJe, disponível para download em Navegador PJE.
    • Eventual suporte requerido em relação ao PJe será prestado apenas quando o sistema estiver sendo utilizado por meio desse navegador.
    • Sistema operacional: embora o PJe funcione também em outros sistemas operacionais, para melhor suporte quanto ao seu uso, em especial quanto ao certificado digital, é recomendado o uso do Windows Vista, 7 (Seven), 8 ou 10.
    • Certificado ICP-Brasil: a assinatura de documentos no PJe somente pode ser feita utilizando certificados digitais que pertençam à cadeia ICP-Brasil. A cadeia de certificação deve ser instalada no computador do usuário, o que pode ser feito seguindo as instruções da página do repositório das cadeias de certificação mantida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

      O uso de certificação digital também torna necessária a utilização de um dispositivo criptográfico que armazena suas chaves públicas e privadas. Esse dispositivo pode ser um cartão inteligente (smartcard) ou um token criptográfico. Quando utilizado um cartão inteligente, é necessário que o usuário disponha de uma leitora de smartcard devidamente instalada. Os aplicativos necessários à utilização desses dispositivos devem ser fornecidos pela entidade de quem foi adquirido o certificado digital.

      Acima, você pode ver um link "Verificação de ambiente", que poderá ser utilizado para testar se seu certificado está funcionando corretamente no navegador. Outros testes podem ser feitos no sítio de atendimento do contribuinte da Receita Federal do Brasil (e-CAC) ou utilizando o programa responsável pela administração do certificado no seu computador.

      Caso haja problemas de acesso nos testes acima, será necessário entrar em contato com seu fornecedor de certificado digital ou consultar um técnico especializado para configurar corretamente seu computador. Eis alguns sites têm dicas para instalação e configuração da leitora de certificados e de tokens criptográficos: Certisign, Autoridade Certificadora Brasileira de Registros e Receita Federal do Brasil.
    •  
      Modelos de tokens disponibilizados para magistrados e servidores do TRF1: etoken pro72 (Alladin) e etoken 510X (Safenet). Baixe aqui o driver para habilitar o funcionamento do seu token criptográfico e utilização do certificado digital. Instale.

      Passos sugeridos para preparar seu computador para usar o PJE

     

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25