Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início
Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Manual de Acessibilidade

Desembargadores Aposentados e Desligados

Carlos Olavo

Carlos Olavo

Carlos Olavo Pacheco de Medeiros, casado, natural de Belo Horizonte - MG, tomou posse como Juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 26 de fevereiro de 1999, pelo Quinto Constitucional, tendo sido indicado, em lista sêxtupla, primeiramente pelo Conselho Seccional da OAB-MG e, em seguida, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e, finalmente, em lista tríplice, pelo TRF 1ª Região.

Instrução

Sua formação básica e humanística deu-se com os Irmãos Maristas, com os quais estudou durante nove anos no Colégio Dom Silvério, em Belo Horizonte; depois, no Curso Clássico do Colégio Marconi e na Faculdade Mineira de Direito. Concluiu diversos cursos de extensão universitária na Pontifícia Universidade Católica e na Universidade Federal de Minas Gerais, nas quais conquistou o magistério mediante concurso, além de formação básica e avançada nos idiomas anglo-americano e francês.

Atividades Profissionais

Iniciou-se no jornalismo como repórter do Jornal Diário da Tarde, atividade de que nunca se afastou como colaborador da imprensa, publicando artigos em jornais e revistas especializadas. Durante 20 anos, advogado militante nos foros de Belo Horizonte e Brasília. Sócio fundador e advogado do Escritório Victor Nunes Leal Advogados Associados, em Belo Horizonte, de 1977 a 1985. Advogado efetivo da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG, de 1977 a 1997, com intensa atuação no Tribunal Federal de Recursos, Tribunais Superiores e Supremo Tribunal Federal (até 1998).
Ingressou no Serviço Público, por concurso, exercendo os cargos de Delegado de Polícia, Advogado do Estado de Minas Gerais, Promotor de Justiça em várias comarcas e assessoria jurídica a Secretários de Estado e ao Procurador-Geral da Justiça.

Magistério

Professor de Direito Constitucional da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais; de Instituições de Direito Público, da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Minas Gerais – UCMG; de Direito Administrativo da Faculdade Mineira de Direito; de Direito Civil na Faculdade “Milton Campos”, de Belo Horizonte; e de Direito Constitucional, da Faculdade de Direito do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Finalmente, paraninfou a Turma de Formandos da Faculdade Direito da UNIEURO (Universidade Euro-americana), em 2006.

Condecorações

Carlos Olavo foi contemplado com vários prêmios, dentre outros: Medalha Santos Dumont, pelo Governo de Minas Gerais (1982); Prêmio Abraão Lincoln em Concurso Nacional de Oratória entre acadêmicos de direito; Medalha do Mérito Eleitoral – TRE do Distrito Federal (14/04/2004); Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro (25/10/2005); Grande Medalha da Inconfidência – Governo do Estado de Minas Gerais (21/04/2006); Colar do Mérito da Corte de Contas “Ministro José Maria de Alckmim”, conferido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (11/09/2006).

Neste Tribunal já exerceu a Vice-Presidência da Corte e integrou as 1ª, 3ª e 4ª Turmas, o Conselho de Administração e as Comissões de Regimento Interno e de Concursos para Juízes Federais.

Tipo e data do desligamento

Aposentadoria, 28/02/2012

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25