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INSTITUCIONAL: TRF1 terá Assistente Virtual para atendimentos de TI

05/08/21 09:15

INSTITUCIONAL: TRF1 terá Assistente Virtual para atendimentos de TI

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a partir do dia 12 de agosto, disponibilizará aos usuários dos serviços de Tecnologia de Informação (TI) do órgão uma Assistente Virtual (AV) que irá responder às perguntas mais frequentes de maneira automatizada e às demandas simples e repetitivas que chegam diariamente ao suporte técnico de atendimento ao usuário.

O projeto encontra-se em fase de testes e pretende agilizar o tempo de atendimento e melhorar a experiência do usuário em relação a assuntos como PJe, eProc, certidões, VPN, Teams e outros relacionados ao uso dos computadores.

A Assistente Virtual (bot, também conhecido como chatbot ou bot de conversa) atua como um intermediário entre o usuário do Teams  e o serviço Web. Os usuários podem “bater papo” com ela para obter informações rapidamente, iniciar fluxos de trabalho ou qualquer outra atividade que o serviço Web possa realizar.

Para que a experiência seja bem sucedida, é fundamental a colaboração dos usuários, pois, à medida que as dúvidas vão sendo apresentadas, a Assistente Virtual vai “aprendendo” e armazenando as informações em seu banco de dados, ampliando, assim, sua inteligência artificial e, consequentemente, sua capacidade de solução dos problemas. E, caso as dúvidas não sejam sanadas, ela ainda direciona o usuário para o atendimento pessoal com o suporte técnico do Tribunal.

Essa primeira versão da Assistente Virtual só estará disponível para o TRF1, mas a pretensão do Tribunal é expandir o uso da ferramenta para toda a Justiça Federal da 1ª Região, além de ampliar os assuntos e as funções para atendimento ao público externo para responder aos questionamentos mais frequentes de advogados e das partes, inclusive para permitir que sejam feitos pedidos de prioridade em processos, entre outros.

Atenção – A partir do lançamento do novo serviço, dia 12 de agosto, a equipe de atendimento de TI no Teams – “Atendimento aos usuários” – será desativada e os atendimentos referentes à tecnologia serão centralizados na Assistente Virtual.

Com essa iniciativa, o Tribunal busca o aprimoramento das atividades do órgão com a difusão da cultura da inovação, modernizando o atendimento e incrementando a prestação jurisdicional.

A ferramenta foi idealizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação, em parceria com a¿Corregedoria Regional da Justiça Federal da 1ª Região e a Seção Judiciária do Distrito Federal.

O acesso à Assistente Virtual do TRF1 será por meio de ícone a ser disponibilizado na página principal do Teams.

FM/IM

Assessoria de Comunicação Social
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