Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

INSTITUCIONAL: TRF1 compartilha experiên...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

INSTITUCIONAL: TRF1 compartilha experiência do Selo Estratégia em Ação com TRF da 2ª Região

14/05/21 09:00

INSTITUCIONAL: TRF1 compartilha experiência do Selo Estratégia em Ação com TRF da 2ª Região

Representantes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) apresentaram, nessa quinta-feira, dia 13 de maio, por meio de videoconferência, o Prêmio Selo Estratégia em Ação para magistrados e servidores do TRF2, com jurisdição no Rio de Janeiro e Espírito Santo. O juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional da 1ª Região (Coger) Newton Pereira Ramos Neto, gestor de metas estratégicas do primeiro grau, apresentou o projeto, detalhando o funcionamento da premiação desde a concepção dele em 2016.

Segundo o magistrado, desde que foi instituído o Planejamento Estratégico da Justiça Federal da 1ª Região, em 2014, algumas dificuldades para o cumprimento das Metas Nacionais se apresentaram, tais como o desconhecimento, a falta de priorização, os baixos níveis de cumprimento, o contingenciamento orçamentário e a necessidade de motivar magistrados e servidores.

A partir disso, com o objetivo de reconhecer a excelência no cumprimento das metas estratégicas processuais pelas Seções Judiciárias e unidades jurisdicionais do primeiro grau da JF1, o TRF1 instituiu, por meio da Portaria Presi 348 de 2016, o Selo Estratégia em Ação, com quatro categorias de premiação: Selo Diamante, Selo Ouro, Selo Prata e Selo Bronze.

Painel de Metas Estratégicas da 1ª Região – A diretora da Diple, Maria Carolina de Souza Ribeiro, e o diretor da Divisão de Informações Negociais e Estatística (Diest), Gustavo Stênio Silva Souza, apresentaram, na oportunidade, as questões técnicas acerca do prêmio.

Segundo Maria Carolina, na JF1, todas as Seções e Subseções Judiciárias têm a possibilidade de serem premiadas. “Isso equivaleria ao cumprimento total da nossa estratégia, o que gera uma competição saudável entre as unidades, visto que nenhuma unidade precisa perder o Selo para que outra ganhe”, explicou a dirigente.

Gustavo Stênio destacou a possibilidade de acompanhamento dos resultados das metas pelas Seções e Subseções Judiciárias, que pode ser feita pelo Painel de Metas Estratégicas da JF1. A ferramenta interativa contém dados de cumprimento tanto das metas da 1ª Região quanto das metas nacionais do Poder Judiciário e das específicas da Justiça Federal.

No painel, o usuário pode acompanhar os resultados e os principais destaques da edição 2020 do Selo Estratégia em Ação, e traz, ainda, a evolução histórica da premiação de cada unidade, possibilitando a avaliação do desempenho ao longo dos anos, desde 2016, quando o Selo foi implementado.

O diretor do foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, juiz federal Osair Victor de Oliveira Júnior, elogiou a iniciativa do TRF1 e os resultados que a Corte vem apresentando. “Com a abrangência da 1ª Região, quando a experiência do TRF1 é exitosa é porque teve a contribuição de muita gente para isso acontecer, e por esse motivo nós estamos aqui hoje”, ressaltou o magistrado.

A juíza federal em auxílio à Corregedoria Regional da Justiça Federal da 2ª Região Andréa Esmeraldo agradeceu ao TRF1 pela oportunidade de compartilhamento da experiência. “Estou muito impressionada em observar o engajamento e a alegria de vocês em verem a evolução do TRF1 e, como o colega Newton destacou, observar a mudança de cultura que está acontecendo na Corte”.

RF/LS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região  

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25