Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

INSTITUCIONAL: TRF1 avança em processo d...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

INSTITUCIONAL: TRF1 avança em processo de Inteligência Artificial para elaboração de minutas em análise de processos

12/07/21 08:50

INSTITUCIONAL: TRF1 avança em processo de Inteligência Artificial para elaboração de minutas em análise de processos

Após finalizada a integração do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) com o projeto Análise Legal Inteligente (Alei), os gabinetes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) já poderão fazer triagem do acervo nativo – processos nascidos no PJe – para elaborar as minutas, utilizando a ferramenta de automação Alei, nos processos que serão analisados.

Essa foi umas das novidades apresentadas na manhã da última sexta-feira, 9 de julho, pelas equipes da Assessoria de Projetos de Suporte e Fomento à Atividade Judicial (Asfaj) do TRF1 e da Universidade de Brasília (UnB) que, por meio do Termo de Execução Descentralizada 1/2019, trabalham em parceria para finalizar a implantação do Alei.

A ferramenta de automação foi criada com o objetivo de agrupar processos semelhantes, precedentes do TRF1 e das cortes superiores, para sugerir modelos de minutas baseadas nos acórdãos já consolidados no Tribunal. O Alei vai trabalhar de forma integrada com o PJe, como microsserviço do sistema.

As novidades sobre a evolução do Alei foram apresentadas para o secretário-geral do TRF1, juiz federal Cleberson José Rocha; o coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep), juiz federal Roberto Carvalho Veloso, e o diretor-geral de Secretaria do Tribunal, Carlos Frederico Maia Bezerra.

Durante a reunião, realizada pela plataforma Teams, integrantes das equipes técnicas do TRF1 e da UnB apresentaram um levantamento das ações já realizadas para a implantação do Alei e algumas funcionalidades da ferramenta.

O servidor do TRF1 Sergio Faria Lemos apresentou um relatório sobre o que já foi feito dentro do sistema e o que está em desenvolvimento. Segundo ele, o Alei já possui microsserviços para atender Objetos de Recurso da 4ª Seção do Tribunal, além de extrator de peças, classificador de objetos de recursos, assistente de diminutas e interface com o usuário. Estão em desenvolvimento, ainda, a implantação de Objetos de Recursos para atender as 1ª e 3ª Seções e mecanismos para injetar a saída da informação do Alei para o PJe.

De acordo com o chefe da Asfaj, José Roberto Pimenta Ferretti, as áreas envolvidas no projeto trabalham de forma alinhada. “O Alei é uma ferramenta de solução essencial e toda a equipe atua de forma orgânica, principalmente com a área de informática e os técnicos da UnB”, destacou Ferretti.

O novo sistema de automação ainda precisa de ajustes na autenticação e na gestão de acesso aos processos que serão analisados. Contudo, todo o trabalho realizado até o momento foi elogiado. “O Alei vai contribuir muito para o Tribunal. Eu sou um entusiasta dessa ideia. A triagem é um processo trabalhoso e o projeto é indiscutivelmente ótimo”, afirmou o coordenador do Nugep, juiz federal Roberto Carvalho Veloso.

O diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra, também elogiou o esforço dos envolvidos: “a equipe está de parabéns pelo trabalho apresentado”.

APS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25