Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

INSTITUCIONAL: Semana do Meio Ambiente d...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

INSTITUCIONAL: Semana do Meio Ambiente do TRF1 virtual começa amanhã

22/06/20 09:00

INSTITUCIONAL: Semana do Meio Ambiente do TRF1 virtual começa amanhã

Plantar atitudes positivas para colher ações transformadoras! É com essa premissa que a Semana do Meio Ambiente tem início amanhã, terça-feira, dia 23 de junho, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Serão quatro dias de programação sobre gestão sustentável e conscientização quanto a práticas ambientais para instigar a reflexão de todo o corpo funcional do TRF1.

“O meio ambiente está atrelado ao nosso viver, por isso, é importante a participação de todos nas discussões das questões ambientais que podem influenciar irreversível e diretamente na forma em que vivemos e nos relacionamos com as outras pessoas”, diz a servidora Aline Campos, supervisora da Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho e coordenadora do Grupo Executivo IV, do Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável do TRF1.

Este ano, devido à pandemia, as ações serão virtuais. Magistrados, servidores, prestadores de serviço e estagiários do Tribunal e das 14 seções judiciárias receberão vídeos em seus e-mails, entre eles, a exposição de fotografias "Viagem por um mundo possível"; a divulgação de boas práticas sobre economia de energia, tratamento do lixo e relações sustentáveis e, ainda, uma live informativa sobre os impactos da quarentena no meio ambiente.

Parceria do Fotoclube Luz na Lente – Para a produção da exposição, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) contou com a parceria do Fotoclube Luz na Lente, grupo de fotógrafos de Brasília/DF, presidido pelo também fotógrafo João Rios. Esta equipe enviou fotos alusivas ao meio ambiente, todas devidamente autorizadas pelos fotógrafos João Rios (presidente do Fotoclube), Catarina Tokatijan, Lia Costa, Stela Moura e Wagner Friaça. O vídeo relativo à exposição da Semana do Meio Ambiente produzido pela Ascom conta com cerca de 30 fotos e promete mexer com o imaginário e a consciência do corpo funcional. E conta também com imagens da fotógrafa Jeanne Martins, além de Lucimar de Melo Bonfim e Thiago Vilela.

Fundado em 2013, o Fotoclube Luz na Lente conta com mais de 80 associados. Eles se reúnem para a troca de informações sobre o universo da fotografia, incluindo-se palestras, proporcionando assim o aprendizado de novas técnicas, sempre em busca de “afinar o olhar”, segundo João Rios.

Tudo isso para fazer com que a já tradicional Semana do Meio Ambiente do TRF1 – totalmente virtual – cumpra, da melhor maneira possível, o objetivo de incentivar o envolvimento de todo o corpo funcional nas ideias de gestão sustentável e de promover conscientização quanto às práticas ambientais saudáveis no espaço de trabalho, dentro das premissas estabelecidas pela Resolução 201, de 3 de março de 2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Semana do Meio Ambiente é um evento anual que integra o Plano de Logística Sustentável do TRF da 1ª Região (PLS-TRF1). O evento é inspirado nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Trata-se de uma ação do Grupo Executivo IV, do PLS, responsável pelo tema Qualidade de Vida no Trabalho.

 Confira a programação da Semana do Meio Ambiente do TRF1!

TERÇA-FEIRA, 23 DE JUNHO: exposição “Viagem por um mundo possível”, cujo link será encaminhado ao e-mail de todos, para que "viagem" e se inspirem na natureza a passar por este momento, tirando lições positivas de tudo isso.

QUARTA-FEIRA, 24 DE JUNHO: serão encaminhados vídeos de curta duração, também por e-mail, com chamamento para a campanha “Acenda a consciência e apague o desperdício”. Neles, servidores e colaboradores do Tribunal dão dicas de ações que estão adotando em suas casas que envolvem economia de energia e também podem ser adotadas no local de trabalho.

QUINTA-FEIRA, 25 DE JUNHO: os vídeos encaminhados nesse dia terão outro enfoque: dicas que envolvem o correto descarte e reaproveitamento de lixo, com o lema “No descarte, faça sua parte”.

SEXTA-FEIRA, 26 DE JUNHO: live sobre o período da quarentena: “Reflexões momentâneas com efeitos duradouros”, com a professora Teresa Villac, doutora em Ciência Ambiental, filósofa, advogada da União e diretora de consumo sustentável do Instituto Direito por um Planeta Verde. Ela coordena na AGU a Câmara Nacional de Sustentabilidade do Instituto Direito por um Planeta Verde.

Não perca!

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25