Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

INSTITUCIONAL: Secretário de Ciência, Te...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

INSTITUCIONAL: Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF apresenta carros elétricos a magistrados do TRF1

11/11/19 08:50

Crédito: Rafael LealINSTITUCIONAL: Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF apresenta carros elétricos a magistrados do TRF1

Responsabilidade ambiental, inovação tecnológica e mobilidade urbana podem andar juntas. Magistrados do TRF1 conheceram, nessa sexta-feira, dia 8 de novembro, o projeto “Vem DF”, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O projeto, que é pioneiro no mundo, consiste no compartilhamento de veículos elétricos entre servidores públicos, proporcionando economia de recursos que seriam aplicados em combustível e manutenção veicular e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A frota conta com 16 carros modelo Twizy, da fabricante Renault, que atualmente são utilizados apenas por servidores do GDF, mas a ideia é ampliar para as demais instituições públicas do Distrito Federal, a começar pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com a instalação de eletroposto para recarga e a disponibilização dos automóveis.

Para apresentar o projeto, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, se reuniu com os desembargadores federais Carlos Moreira Alves, presidente do TRF1; Maria do Carmo Cardoso, corregedora regional da 1ª Região; Daniele Maranhão; Francisco de Assis Betti; Francisco Neves da Cunha; Jammil de Jesus Oliveira e Mônica Sifuentes na sede do TRF1.

Também participaram do encontro os juízes federais Denise Dias Drumond; Itagiba Catta Preta Neto, diretor do foro da Seção Judiciário do Distrito Federal; Marcelo Velasco Nascimento Albernaz e Rafael Leite Paulo.

Na ocasião, o secretário da Secti falou sobre as ações do GDF para transformar Brasília na capital da tecnologia, tais como a Campus Party, que reúne jovens do mundo inteiro e inovações tecnológicas no mesmo espaço; o Wi-Fi Social, que fornece conexão wireless grátis à população, e o Vem DF, para compartilhamento de veículos movidos a energia.

“É importante que as pessoas tenham contato com as novas tecnologias e, para isso, nada melhor do que fazer parceria e estender esse benefício à Justiça Federal. O GDF é o primeiro governo do mundo a disponibilizar esse tipo de serviço para servidores públicos e nós pretendemos expandir para a Justiça Federal no DF, de maneira que os magistrados e servidores possam usufruir desses carros elétricos”, afirma Gilvan Máximo.

Os automóveis funcionam a partir de um software, desenvolvido pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), e a logística é parecida com a de patinetes compartilhados. Para utilizar, o servidor deve acessar um aplicativo, se cadastrar com dados pessoais e o número da matrícula e informar o destino. O software reconhece o usuário e libera o carro para locomoção. O veículo tem autonomia para andar 100 quilômetros e a carga é feita por equipe designada pelo GDF.

Para a desembargadora federal Daniele Maranhão, a proposta é excelente. “Hoje, com o orçamento bastante reduzido e diminuição no quadro de pessoal dentro do serviço público, toda tecnologia é muito bem-vinda. Além da economia na manutenção e no combustível, esse é um carro não poluente. Nosso Tribunal, que trata também de Direito Ambiental, se congratula com essa oportunidade de sermos parceiros de uma iniciativa tão importante”, ressaltou a magistrada.

O presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves, declarou o sentimento de orgulho por receber a proposta dessa iniciativa pioneira do Governo de Brasília e demonstrou o interesse do Tribunal em realizar a parceria. 

“Teremos que fazer os estudos que uma parceria institucional dessa natureza envolve, mas é algo realmente muito interessante. Não temos ainda prazo definido, mas procuraremos fazer com que o projeto se desenvolva rapidamente, para que possamos implementá-lo com toda segurança institucional. É o futuro batendo à nossa porta”, disse o magistrado.

O GDF cedeu três carros para magistrados, servidores e colaboradores do TRF1 fazerem um test-drive durante os dias 11, 12 e 13 de novembro. Os veículos estão estacionados na garagem do Edifício-Sede I do TRF1.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
 

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25