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INSTITUCIONAL: Novas funcionalidades do Balcão Virtual permitem aprimoramento do atendimento aos mais de 88 mil usuários na 1ª Região

14/05/21 08:50

INSTITUCIONAL: Novas funcionalidades do Balcão Virtual permitem aprimoramento do atendimento aos mais de 88 mil usuários na 1ª Região

Em live realizada nessa quinta-feira, 13 de maio, com os servidores das Varas que atuam no Balcão Virtual de atendimento da Justiça Federal da 1ª Região, a Corregedoria Regional da 1ª Região e a Divisão de Apoio aos Usuários (Diatu) apresentaram as novas funcionalidades do sistema.

As melhorias, previstas para entrarem em operação na 1ª Região a partir de 17 de maio de 2021, prometem facilitar o aperfeiçoamento do gerenciamento e da qualidade dos atendimentos prestados.

Na abertura do evento, o juiz federal em auxílio à Corregedoria Náiber Pontes de Almeida afirmou que a experiência com o atendimento do Balcão Virtual tem sido muito positiva. “Temos mais de 88 mil atendimentos iniciados em toda a 1ª Região. Chegamos a ter em um único dia mais de 3 mil atendimentos nas seções e subseções judiciárias. Estamos cada dia mais avançando na prestação desse serviço, para facilitar a experiência de quem está no atendimento e de quem está sendo atendido”, destacou o magistrado.

Na sequência, o diretor da Diatu, Leandro Franco Vilar, informou que as melhorias na implementação do Balcão Virtual ocorrem em quatro fases. Inicialmente, no dia 7 de maio, houve a preparação interna de toda arquitetura do Balcão Virtual para receber essas novas funcionalidades e foi feito um ajuste para disponibilizar o novo aplicativo Teams APP.

Em continuidade, na próxima segunda-feira, dia 17 de maio, será disponibilizada uma atualização de todas as funcionalidades implementadas e, a partir do dia 24 de maio, os usuários poderão acompanhar o tempo de atendimento e a posição em que eles se encontram na fila.

“A partir de 31 de maio, os atendentes poderão fazer atendimentos múltiplos e simultâneos. Por exemplo, se cinco pessoas entrarem pela página da web, serão abertos cinco links de atendimento para aquela determinada Vara. Isso possibilita que a unidade tenha mais de um atendente para fazer atendimentos em paralelo, sem necessidade de espera. A unidade consegue distribuir a carga de atendimento entre os atendentes daquela Vara”, explicou Leandro.

O juiz federal Náiber de Almeida exemplificou que, na Seção Judiciária do Amazonas, a média de atendimentos diários supera 30 pedidos e, portanto, “essa iniciativa facilitará a prestação de um atendimento de melhor qualidade”.

Teams APP – O aplicativo traz recursos para gestão e visualização de indicadores, como estatísticas gerais e detalhadas por unidade de atendimento. Os usuários terão acesso ao Sumário de Atendimento Geral, com a média de atendimentos nos últimos 7 e 30 dias, além do total de atendimentos por dia.

Náiber de Almeida explicou que todos os atendentes devem baixar o Teams APP até o dia 31 de maio. Isso porque, a partir dessa data, os servidores só terão acesso ao Balcão Virtual por meio do aplicativo. No entanto, nada muda para os usuários externos, que continuam a acessar o balcão pelo link disposto no portal de cada Seccional.

Leandro Vilar informou que os servidores já podem baixar a ferramenta no próprio Teams. Do lado esquerdo do programa é possível encontrar o ícone “Aplicativos”, basta acessá-lo e depois clicar em “Feito para sua Organização”. O Teams APP aparecerá junto com outros aplicativos disponíveis.

Ele observou que o programa Teams possui um ícone de Ajuda, que traz vídeos explicativos sobre dúvidas e auxilia os usuários a utilizarem a ferramenta.

Robô – Na oportunidade, o juiz federal Náiber de Almeida ressaltou que o TRF1 está trabalhando em conjunto com a Microsoft para desenvolver um robô de atendimento, que vai tirar dúvidas daqueles que buscam atendimento no Balcão Virtual. Ele deve ser lançado até o fim de junho.

“O robô funcionará integrado ao Balcão Virtual. Quando as pessoas buscarem atendimento na página do Tribunal, quem fará o primeiro atendimento será o robô. Fizemos um mapeamento inicial das perguntas e vamos trabalhar isso em cada seção judiciária para que as respostas sejam as mais precisas possíveis. Esse modelo entregará às pessoas informação de maneira rápida e eficiente”, relatou o magistrado.

A previsão é de que, até o fim de maio, seja realizada outra live para esclarecer dúvidas dos servidores. Até lá, os questionamentos que surgirem podem ser encaminhados ao e-mail diatu@trf1.jus.br ou sanados por meio de contato com as equipes de atendimento das centrais de TIs.

PG/LS

Assessoria de Comunicação Social
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