Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

INSTITUCIONAL: Educação financeira em te...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

INSTITUCIONAL: Educação financeira em tempos de crise é tema de workshop on-line no TRF1

30/07/20 08:30

INSTITUCIONAL: Educação financeira em tempos de crise é tema de workshop on-line no TRF1

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus não se limitou à área da saúde, mas também trouxe reflexos importantes para a economia do País.

Com o intuito de aconselhar as pessoas que têm passado por dificuldades financeiras neste momento de adversidades, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região promoveu nessa quarta-feira, dia 29 de julho, o workshop “Como mudar sua vida financeira para enfrentar a crise”.

Terapeuta financeira e assistente de investimentos, a instrutora Ana Célia Castilho Furtado iniciou sua apresentação destacando que, “apesar de passarmos por momento de grandes dificuldades, as crises existem em momentos diferentes de nossas vidas, e é importante que a gente se prepare para enfrentar esses momentos”.

Ana Célia convidou os participantes para refletirem sobre seus hábitos financeiros, “com um olhar diferente, um pouco mais distanciado, com menos emoção”, a fim de se prepararem para os desafios que ainda estão por vir. Segundo ela, as pessoas tendem a achar que tratar de conceitos de educação financeira é algo de grande complexidade, o que na verdade não é, “mas nem por isso a implementação desses conceitos é algo fácil de se fazer”, explicou a terapeuta.

Um dos conceitos que a especialista em educação financeira trouxe foi o do “equilibrista”: aquela pessoa que vive na corda bamba, que consome todos os recursos de que dispõe e que, por isso, não consegue construir uma reserva financeira, um patrimônio. Essa pessoa, de acordo com Ana Célia, está vulnerável neste momento de crise e não consegue manter o padrão de vida a que estava habituada, o que leva tal pessoa ao endividamento.

A instrutora detalhou o caminho para quem deseja sair da posição de “equilibrista”, partindo da realização de um diagnóstico financeiro pessoal, com todos os gastos detalhados. “Relacionar os gastos por item lhe dá uma visibilidade que pode ser assustadora, porque algumas pequenas despesas diárias, apesar de não percebidas, são muito relevantes dentro desse planejamento”, afirmou ela.

O caminho apresentado por Ana Célia passa por ter o foco em um orçamento com objetivos claros e preestabelecidos, com valores e prazos de duração, que permita visualizar possibilidades de cortes e alterações nos gastos. “Estruture sua vida financeira para que seus objetivos aconteçam, analisando de quais despesas você pode abrir mão com a finalidade de realizar seus objetivos e evite os juros”, enfatizou a instrutora.

Mais um ponto ressaltado pela terapeuta financeira foi o momento atual de isolamento social causado pela pandemia, situação em que as pessoas estão mais sensibilizadas e, com isso, se tornam mais propícias ao consumo. “Devemos evitar compras on-line por impulso. Questione-se sempre antes de realizar essas compras”, ressaltou a especialista.

Na ocasião, Ana Célia também esclareceu dúvidas dos participantes e, no fim, agradeceu a todos pela presença.

O evento foi coordenado pela Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid) e encerrado pela supervisora da unidade, Aline Maria Lima Sá Campos. Ela agradeceu aos presentes pela participação e destacou que os servidores podem sugerir novos workshops com a temática educação financeira enviando e-mail para sevid@trf1.jus.br.  

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25