Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Comunicação Social

Imprensa

Notícias

INSTITUCIONAL: Cipe analisa execução da ...

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Notícias

INSTITUCIONAL: Cipe analisa execução da estratégia 2015-2020 e aprova Catálogo de Processos e Carteira de Iniciativas para o novo ciclo 2021-2026

17/05/21 09:00

INSTITUCIONAL: Cipe analisa execução da estratégia 2015-2020 e aprova Catálogo de Processos e Carteira de Iniciativas para o novo ciclo 2021-2026

Gestores das unidades do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que integram o Comitê Institucional de Planejamento Estratégico (Cipe/TRF1) e gerentes de projetos convidados participaram, no dia 14 de maio, da 17ª reunião do grupo, realizada por meio da ferramenta Teams, para, entre os diversos assuntos abordados, avaliar a execução da estratégia referente ao ciclo 2015-2020 (prestação de contas) e aprovar, para o período 2021-2026, o Catálogo de Processos Críticos e a Carteira de Iniciativas Estratégicas.

Durante a apresentação feita pela diretora da Divisão de Planejamento Estratégico (Diple), Maria Carolina de Souza Ribeiro, foi destacado que a 1ª Região alcançou 87% de execução da estratégia com base no desenvolvimento das iniciativas e 81% com base no cumprimento de metas, perfazendo um total de 85% de alcance dos seus objetivos estratégicos. Dos 355 projetos constantes da Carteira de Iniciativas, 308 foram concluídos dentro do ciclo 2015-2020.

No caso do Tribunal (2º grau de jurisdição), 77% das iniciativas foram concluídas, conforme informou a diretora da Diple, ou seja, dos 35 projetos, 27 foram concluídos até dezembro de 2020. Nove iniciativas ainda em andamento – Transformação Digital; Análise Legal Inteligente (Alei); Aprimora-PRO; Implantação do PJe; Implantação da Estratégia de Tecnologia da Informação da Justiça Federal; Obra de Construção da Nova Sede; Reestruturação dos Centros de Processamento de Dados; Sistema Permanente de auxílio às Varas JEFs e TRs e o Programa de Melhoria do Ambiente de Trabalho (PMAT) – serão incluídas na nova Carteira 2021-2026.

Na execução total da estratégia, que abrange a média do cumprimento das metas e dos projetos traçados para 2015-2020, a 1ª Região conseguiu alcançar o percentual de 85% de cumprimento, de acordo com Maria Carolina.

Para o novo ciclo 2021-2026, iniciado em janeiro deste ano, o grupo aprovou oito projetos que, somados aos nove em andamento do ciclo anterior, integram a Carteira de Iniciativas referentes ao período.

Conheça abaixo as novas iniciativas aprovadas:

Criação de novo Banco de Jurisprudência do TRF1 – Organizar e prover uma base própria de consulta à jurisprudência judicial e administrativa do TRF1 e automatizar os processos de trabalho do Núcleo de Jurisprudência (Nujur).

IRDR-TRF1 – Criar um fluxo de IRDR para o PJe no âmbito do TRF1, com o fim de tornar o processo de trabalho mais ágil, eficaz e padronizado, aprimorando a gestão de precedentes e a interlocução com a 1ª instância.

Implantação e difusão da Justiça Restaurativa no âmbito da Justiça Federal da 1ª Região – Dar cumprimento à Resolução CNJ 225/2016, alterada pela Resolução CNJ 300/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário e estabelece as principais diretrizes a serem observadas pelos Tribunais do Brasil na elaboração do Plano de Implantação e Difusão da Justiça Restaurativa.

Formação de Conciliadores Voluntários pelo SistCon – Oferecer curso virtual de formação de conciliadores voluntários para a JF 1ª Região.

Quinta do Conciliador – Oferecer a todas as pessoas envolvidas com a conciliação do TRF1, em especial aos conciliadores, palestras com temas que gerem o aperfeiçoamento das atividades, aprofundamento e ampliação da reflexão sobre temas fundamentais para Política Judiciária Nacional de tratamento adequando dos conflitos, buscando, com isso, a excelência das práticas dos métodos consensuais.

Vocabulário Jurídico da Justiça Federal da 1ª Região – Padronizar a terminologia jurídica e administrativa utilizada nos diversos sistemas de informações do Tribunal, com vistas a facilitar a gestão e a recuperação de informações por seus usuários internos e externos, utilizando como base terminológica a Tabela de Assuntos do Conselho Nacional de Justiça.

Vice Inteligente (Vinte) – Tornar o processo de trabalho de juízo de admissibilidade mais ágil, eficaz, padronizado e automatizado, por meio da integração das ferramentas MJE/PJe, o que possibilitará melhor aproveitamento dos recursos humanos, financeiros, materiais e econômicos.

Protocolo Digital do Pro-Social – Implementar o peticionamento eletrônico administrativo para encaminhamento das contas médicas, pelos Prestadores Credenciados, exclusivamente por meio do sistema SEI.

Mais dois projetos que já estavam em andamento no Tribunal e que não eram considerados como estratégicos no ciclo anterior, ao serem reavaliados quanto ao impacto nos novos objetivos estratégicos, foram incluídos na carteira: Acessibilidade para os edifícios do TRF 1ª Região; Detecção, prevenção e combate a incêndio nos edifícios do TRF1. Além desses, também integrará a Carteira de Iniciativas Estratégicas 2021-2026 o projeto de Implantação das Ações Relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ficou decidido, ainda, que serão realizadas oficinas sobre planos de gestão e de ação nos meses de junho e julho, com o objetivo de ajudar os gestores na elaboração dos planos, que deverão ser produzidos considerando o plano de diretrizes da Presidência e da Diretoria-Geral.

Por fim, o grupo deliberou por aprovar a proposta de catálogo contendo os processos considerados críticos para os próximos cinco anos.

LC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região  

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25