Tribunal Regional Federal da 1ª Região

início

Biblioteca

Biblioteca

Bibliotecas Virtuais

Ir para Menu Ir para Conteúdo Ir para Busca Ir para Mapa Ir para Acessibilidade

Apresentação

livro

Reunir os tesouros culturais de diversas nações num único lugar é o sonho de muitos pesquisadores, estudiosos, leitores em geral.

Pensando nisso várias instituições se uniram para disponibilizar suas coleções dando acesso aos acervos mais longínquos, bastando para isso um clique.

Para facilitar o acesso a essa informação, e fomentar o hábito de leitura, a Biblioteca do Tribunal disponibiliza vários links de Bibliotecas Virtuais, onde pode ser encontrado, não só o inteiro teor de inúmeros livros, o e-book , ou livro eletrônico, mas também vídeos, imagens, e sons.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Com o seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por um particular. Parte do acervo doado pertencia ao bibliófilo Rubens Borba de Moraes , cuja biblioteca foi guardada por Guita e José Mindlin desde a sua morte. Está dividida basicamente em quatro vertentes: 1. assuntos brasileiros – literatura (prosa e poesia), história, relatos de viagens, crítica literária e ensaios em geral, filologia, obras de missionários, almanaques, revistas e, até, medicina, história natural, botânica e zoologia; 2. literatura geral – original ou traduções; 3. livros de arte; 4. livros como objeto de arte, pela tipografia, diagramação, ilustração, encadernação.

http://www.brasiliana.usp.br/bbd/

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) objetiva integrar, em um só portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no país, assim como disponibilizar em todo o mundo, via Internet, o catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral. O portal tem como proposta, além de disponibilizar gradativamente, para consulta ou download , a produção nacional de teses e dissertações, oferecer aos usuários produtos e serviços integrados capazes de proporcionar aumento significativo ao impacto de suas pesquisas.

http://bdtd2.ibict.br/index.php?option=com_wrapper&Itemid=40

Biblioteca Digital Da Câmara

Visando ampliar e melhorar as possibilidades de acesso à informação legislativa, facultando ao cidadão a consulta aos documentos que a Câmara possui, e de tornar mais fácil para a população acessá-los, o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados traz na sua biblioteca Digital estudos técnicos, livros raros, relatórios de comissões, vídeos e livros em áudio, Constituinte de 1988.

http://bd.camara.gov.br/bd/

Biblioteca Digital do Senado Federal

A Biblioteca Digital do Senado Federal armazena, preserva, divulga e dá acesso à produção intelectual dos servidores do Senado Federal, entre outros documentos de interesse do Poder Legislativo, em formato digital.

www2.senado.gov.br/bdsf/

Biblioteca Digital Editora Fórum
Traz teoria e prática em questões relativas ao direito administrativo, à contratação e ao controle e gestão pública, publicados em 13 revistas da editora Fórum.
Biblioteca Digital Fórum

Biblioteca Digital Jurídica - BDJUR

A Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça é um repositório de documentos jurídicos em inteiro teor, tais como capítulos de livros e periódicos, teses, dissertações, decisões jurisprudenciais, palestras e discursos.

http://bdjur.stj.jus.br/dspace/

Biblioteca Digital Mundial da Unesco
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou a Biblioteca Digital Mundial, que permiti consultar e acessar, gratuitamente, o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil. A Biblioteca Digital tem busca de documentos em sete línguas: português, inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.

www.wdl.org

Biblioteca do Congresso Americano
A Biblioteca do Congresso americano também disponibiliza seus acervos digitais: mapas históricos, mais de um milhão de fotografias, vídeos, informações legislativas

www.loc.gov/library/libarch-digital.html

Biblioteca Nacional Digital

A Biblioteca Nacional disponibiliza várias obras de seu acervo: livros, mapas, partituras musicais, ilustrações.

www.bn.br/bndigital/index.htm

Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP

A Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo, criada pela sua Comissão de Direitos Humanos, é um serviço que a Universidade de São Paulo coloca à disposição dos interessados, via Internet.A Biblioteca conta com: os textos de Direitos Humanos, elaborados, aprovados e proclamados pelos organismos internacionais e ratificados pelo Governo brasileiro, todos em português; documentos e leis elaboradas pelo sistema Interamericano de Direitos Humanos e pelo Governo brasileiro; referências e textos bibliográficos sobre o tema; pesquisas e material produzidos pela Universidade de São Paulo sobre Direitos Humanos; endereços de organismos e entidades que atuam na área.

www.direitoshumanos.usp.br/frameset.html


Doinet (Diário Oficial na Internet)

Trata-se de um serviço de busca textual que permite ao usuário consultar rápida e eficientemente o conteúdo de matérias publicadas na Seção 1 do Diário Oficial da União de 2000 a 2009.

http://www.doinet.com.br/logar.asp?c=4195433194725

Fundação Casa de Rui Barbosa

conteúdos têm caráter dinâmico e são continuamente aperfeiçoados. Aqui você encontrará, entre outros conteúdos digitais, as Obras Completas de Rui Barbosa on line.

www.casaruibarbosa.gov.br/template_01/default.asp?VID_Secao=8

LEXML

Trata-se de um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.

http://projeto.lexml.gov.br/

Portal da CAPES

O portal de acesso livre da CAPES disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet .

http://acessolivre.capes.gov.br/

Portal Domínio Público

O Ministério da Educação lançou o portal Domínio Público que se constitui em um ambiente virtual que permite o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Projeto Gutemberg

O Projeto Gutenberg é um esforço voluntário para digitalizar, arquivar e distribuir obras culturais através da digitalização de livros. Fundado em 1971, é a mais antiga biblioteca digital. A maioria dos itens no seu acervo são textos completos de livros em domínio público.

www.gutenberg.org/wiki/Main_Page

Repositório Institucional da UnB

O Repositório Institucional da UnB é um conjunto de serviços oferecidos pela Biblioteca Central para a gestão e disseminação da produção científica e acadêmica da Universidade de Brasília. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente, e por estarem amplamente acessíveis proporcionam maior visibilidade e impacto da produção científica da instituição.

http://repositorio.bce.unb.br/

SaraivaJur

Trata-se de uma coletânea de legislação, jurisprudência dos tribunais federais e jurisprudência trabalhista, e traz também doutrina publicada pela editora Saraiva.

Legislação Saraiva On-line


Salu Derecho - Biblioteca Virtual de Direito da Saúde

Cerca de 100 artigos, estudos e documentos relacionados a questões judiciais voltadas à área de saúde estão disponíveis na biblioteca virtual interativa lançada durante o 3º Encontro Latino-Americano sobre Direito à Saúde e Sistemas de Saúde. O evento, realizado no último mês como resultado de parceria entre o Fórum da Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Banco Mundial, reuniu representantes do Judiciário e do Executivo de diferentes países da América Latina, Europa e África, com o objetivo de trocar experiências e definir soluções para a judicialização da saúde.

http://saluderecho.net/

Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225

CNPJ: 03.658.507/0001-25