Estão disponíveis no portal do TRF 1ª Região os seguintes recursos de acessibilidade de conteúdo Web previstos no eMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico:
Inicio - Volta sempre para a Home do portal.
Diminui o tamanho das letras do portal.
Volta o tamanho das letras do portal ao normal.
Aumenta o tamanho da fonte.
Alto contraste - Aumenta o contraste do layout do portal.
Volta o portal para o contraste original.
r para o menu - Foca o menu da página selecionando o primeiro item do menu.
Ir para o conteúdo - Foca o conteúdo da página selecionando o conteúdo.
Ir para a pesquisa - Foca o campo pesquisa da página colocando o cursor do mouse no campo da busca.
Download do programa VLibras para acessibilidade do deficiente auditivo.
A Suite VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis.
Nessa suíte, os conteúdos em LIBRAS são gerados a partir da tradução de textos, legendas ou áudio ou em língua portuguesa, e são representados por um agente animado virtual 3D (avatar-3D).
VLibras-Plugin é um plugin de navegador que, quando habilitado, permite que o usuário traduza qualquer texto selecionado no navegador para LIBRAS de forma automática. Disponível nos navegadores web Google Chrome,Mozilla Firefox e safari:
Para utilização do plugin basta acessar o link correspondente e instalá-lo, após instalado basta selecionar o texto que deseja traduzir, aperta o botão direito do mouse e selecionar a opção traduzir para LIBRAS.
VLibras-Desktop é uma ferramenta mais geral que a VLibras-Plugin e pode ser utilizada para traduzir para LIBRAS, textos selecionados com o mouse em qualquer software ou aplicativo instalado no computador pessoal.
Fonte: http://www.vlibras.gov.br/
Para saber mais sobre a importância da Acessibilidade na Web, acesse a legislação existente na área:
- Decreto n. 5296, de 02/12/2004, que em seu Capítulo VI trata do acesso à informação e comunicação,
- Decreto n. 6949, de 25/08/2009, que promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, elaborada pelas Nações Unidas em 30 de março de 2007, definindo, em seu artigo 9º, a obrigatoriedade de promoção do acesso de pessoas com deficiência a novos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, inclusive à Internet
- Lei de Acesso à Informação, de 18/11/2011
- Portaria n. 3, de 07/05/2007, que institucionalizou o eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico)
- Lei n. 13.416, de 06/07/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
Princípios para a acessibilidade na Web
A acessibilidade na Web é parte integrante do projeto brasileiro de inclusão digital para as pessoas com deficiências.
No início do processo de adaptação dos sítios existentes a esse novo conceito, foram estabelecidos princípios gerais que, embora sem a garantia de total acessibilidade, favorecem seu conhecimento e experimentação por parte dos responsáveis. São os seguintes:
Associação de um texto a cada elemento não textual, como imagens, representações gráficas de texto, regiões de mapa de imagem, animações, botões gráficos etc.
Garantia de que as ligações textuais ou com um equivalente textual sejam palavras ou expressões compreensíveis e que os elementos da página possam ser ativados pelo teclado.
Edifício Sede I: SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores
CEP: 70070-900 Brasília/DF - Telefone: (61) 3314-5225
CNPJ: 03.658.507/0001-25